É a ciência que estuda, diagnostica, previne e reabilita pacientes com distúrbios cinéticos funcionais. O objetivo dessa especialidade é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistemas ou funções.
Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social, tais como acupuntura, aurículoterapia, laseterapia, ventosoterapia, termoterapia, crioterapia, fototerapia, eletroterapia, sonodoterapia, aeroterapia, terapias manuais, bem como, agentes cinésio-mecano-terápicos e outros decorrentes da evolução e produção científica nessa área para promover melhoria de qualidade de vida do paciente. Os tratamentos são executados por um fisioterapeuta devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia com formação acadêmica superior. Ele é o único profissional legalmente habilitado para construção do diagnóstico cinesiológico funcional, prescrever e aplicar recursos fisioterapêuticos, reavaliar e dar alta ao paciente quando o tratamento de Fisioterapia estiver concluído. É o profissional competente para buscar todas as informações necessárias no acompanhamento evolutivo do tratamento do paciente sob sua responsabilidade, recorrendo a outros profissionais da equipe de saúde, através da solicitação de laudos técnicos especializados, como resultados dos exames complementares, a eles inerentes.
Quando devo procurar um Fisioterapeuta:
- Problemas Ortopédicos, Traumatológicos, Reumatológicos e Posturais;
- Doenças Respiratórias, Cardiológicas e Neurológicas;
- Lesões Cutânes e Tratamentos Estéticos;
- Incontinência e outros Problemas Urinários;
- Dificuldade de Equilíbrio ou Mobilidade.
É a área da medicina que faz o diagnóstico e o tratamento das doenças cardiovasculares, como doenças do coração e de alguns vasos sanguíneos.
A rotina de consulta com um cardiologista varia de acordo com a doença e estabilidade da mesma. Há casos de consultas periódicas e um segmento regular, de seis em seis meses ou anualmente.
As principais doenças tratadas na Cardiologia:
- Hipertensão;
- Cardiopatia isquêmica (Enfarte, Angina de peito);
- Doenças das válvulas do coração;
- Arritmias (batimentos cardíacos rápidos ou lentos;
- Insuficiência Cardíaca;
- Doença de Chagas;
- Entre outras...
O Clínico Geral tem uma visão global do organismo com conhecimentos dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano; é o profissional indicado para proceder aos diversos diagnósticos, pedir exames e prescrever medicamentos, além de ser de sua competência realizar exames específicos da sua área de atuação encaminhando sempre o paciente na hora certa, da forma mais adequada para a especialidade que mais adequa ao seu diagnóstico, caso seja necessário.
Quando procurar um Clínico Geral:
- Avaliação pré-operatória para diversas cirurgias;
- Avaliação para atividade física;
- Indicação de vacinas;
- Quando não sabe qual especialidade procurar;
- Realizar check-up;
- Entre outros;
É a especialidade médica que diagnostica e realiza tratamentos clínicos das doenças do aparelho digestivo; incluindo boca, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, ou seja, diagnostica e trata alterações de todo trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus.
O gastroenterologista também é apto para atuar em hepatologia; especificamente, alterações no fígado e das vias biliares.
Principais doenças tratadas pelo gastroenterologista:
- Doenças do refluxo gastroensofágico (azia, dor e queimação na região do estômago);
- Gastrite e úlcera gástrica (enjôo e má digestão, além de queimação e dor no estômago);
- Doença inflamatória intestinal;
- Síndrome do intestino irritável;
- Constipação ou Diarréia, Hemorróidas;
- Intolerância à lactose, Pedra na vesícula;
- Hepatite e Cirrose, Pancreatite;
- Câncer, Gordura ou Nódulos de fígado;
- Entre outras;
São as especialidades direcionadas para cuidados da saúde da mulher e de seus órgãos reprodutivos.
O especialista em ginecologia e obstetrícia cuida de órgãos como vulva, vagina, útero, ovários, mamas e também é apto para acompanhar todos os aspectos de uma gestação e do desenvolvimento do feto.
Procure um ginecologista e obstetra sempre em presença:
- Secreção anormal (cor ou odor estranho);
- Desconforto intenso relacionado à TPM (cólicas, enxaqueca, alterações emocionais etc.);
- Distúrbio da menstruação (atrasos recorrentes, ausência, aumento ou diminuição do fluxo menstrual, irregularidade do ciclo, etc.);
- Suspeita de contágio por DSTs;
- Dores na região pélvica;
- Lesões na vulva;
- Ardência ou coceira na região íntima;
- Desconforto na relação sexual;
- Queda ou ausência de libido;
- Alterações nas mamas (dor, mudança de coloração ou textura, presença de secreções, etc.);
- Sinais da chegada da menopausa;
- Durante o climatério e a menopausa (para avaliar a necessidade de fazer reposição hormonal);
- Fazer uma consulta uma vez por ano na ausência de sintomas, para realizar os exames de rotina;
- Dificuldades para engravidar;
- Planejamento da gravidez;
- Durante a gravidez (pré natal);
- Parto e Puerpério;
É a área da medicina que atua sobre o sistema endócrino, tanto nas glândulas(tireóide, paratireóide, adrenal, pâncreas, ovários, testículos, pineal) e nos hormônios (insulina, adrenalina, estrógeno, testosterona, epinefrina, ocitocina, serotonina, cortisol, GH, adiponectina, grelina, leptina, levotiroxina, prolactina) formados pelas glândulas endócrinas.
Quando essas glândulas sofrem alguma alteração, isso se reflete na produção de hormônios. Essas alterações hormonais são responsáveis por uma série de doenças e distúrbios em nosso corpo, tais como: dores de cabeça, insônia freqüente, suor excessivo, cansaço crônico, mudanças drástica de peso, queda de cabelo, pele oleosa (acne), problemas de digestão, problemas de memória, mudanças nos seios, baixa na libido, sintomas de depressão, entre outros.
Esta especialidade abrange o diagnóstico e tratamento das doenças do fígado, ou seja, hepatites virais e autoimunes, esteatose hepática, cirrose, colangiteesclerosante, acompanhamento e indicação de transplante hepático.
A Neurologia Infantil, também conhecida como neuropediatria, é a especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças. Este acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, através de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.
Alguns problemas trazidos ao neuropediatra:
- Dificuldade escolar, Tiques ou Gagueira;
- Dores de cabeça ou Cefaléia;
- Hiperatividade e déficit de atenção (TDAH);
- Alteração do tamanho e da forma da cabeça;
- Epilepsia e crise convulsiva,
- Dificuldade para caminhar ou falar;
- Atraso para falar, Atraso para caminhar;
- Hipotonia (“molinho”, floppy baby);
- Distúrbios do sono (como insônia, terror noturno, etc);
- Doenças musculares, Erros inatos do metabolismo;
- Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico;
- Autismo, Síndromes genéticas.
É a área da medicina que faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar. Identificando possíveis "erros" alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente.
O profissional de nutrologia prescreve remédios e suplementos, além de ser apto para montar uma dieta individualizada, a partir da análise dos nutrientes. O profissional também ensina hábitos mais saudáveis e indica os nutrientes corretos, em suas devidas proporções, para uma melhoria na qualidade de vida. Tudo isso depois de solicitados exames laboratoriais para elucidação diagnóstica.
Sintomas que se deve procurar um profissional em nutrologia:
- Obesidade ou Baixo peso, Diabetes;
- Intolerância alimentar, Hipertensão;
- Cansaço, Dislipidemia;
- Perda da memória, Depressão;
- Diminuição do desejo sexual/libido;
- Entre outros.
O ortopedista é o profissional da medicina especializado no diagnóstico, tratamento de lesões e disfunções no sistema locomotor, ou seja, em casos de dores nos ossos, músculos e articulações. O ortopedista solicita exames, medica e encaminha o paciente aofisioterapeuta para reabilitação do sistema lesionado, zelando pelo bem-estar e prevenção de possíveis lesões. O ortopedista atende pacientes de todas as faixas etárias, desde bebês e recém-nascidos até pessoas idosas.
Deve procurar um ortopedista sempre em presença de:
- Dedos em gatilho ou em botoeira;
- Síndrome do túnel do carpo,
- Fraturas, Artroses; Joanetes:
- Tendinites, Bursites, Capsulites,
- Rupturas de tendões ou ligamentos;
- Problemas do crescimento;
- Lesões dos meniscos ou Ligamentos;
- Pé diabético; Entorses;
- Faceiíte plantar, Esporão de calcâneo;
- Limitação nos movimentos das articulações;
- Dores na coluna (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, coccialgias, sacroalgias, escolioses, cifoses, hérnias de disco, bicos de papagaios), etc...
Um médico especialista em otorrinolaringologia é capacitado para diagnosticar doenças no ouvido, nariz e garganta; além de cuidar da cabeça e pescoço como um todo.
Sintomas que devem procurar um Otorrinolaringologista:
- Sinusite, Rinite;
- Ronco; Apnéia do sono;
- Dor para engolir;
- Paralisia facial ou dor na face;
- Zumbido nos ouvidos;
- Dificuldade auditiva ou surdez;
- Nódulos na garganta ou cordas vocais;
- Dor de ouvido, nariz ou garganta;
- Sangramento ou pus nos ouvidos, nariz ou garganta;
- Alergias respiratórias ou dificuldade para respirar;
- Falta de equilíbrio (tonteira ou vertigem ou Labirintite);
- Entre outros.
O especialista em pediatria cuida de crianças e adolescentes de zero até dezoito anos. Ele é o responsável por auxiliar e tratar de questões que são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos, seja no aspecto preventivo, curativo ou para identificar anormalidades. É o médico que faz os primeiros exames na criança, desde o dia de seu nascimento, como o teste do pezinho, dos olhinhos e outros ligados ao estado de saúde inicial dos bebês. Entre os principais exames realizados, estão a medição de estatura e peso, rastreamento sensorial de visão e audição, avaliação comportamental e psicossocial e exames físicos em geral.
Consultas de rotina (puericultura), deve ser:
- Com 01, 05 e 10 dias;
- De 01 mês até 06 meses;
- De 02 em 02 meses até 02 anos;
- De 03 em 03 meses até 06 anos;
- De 06 em 06 meses até 07 anos;
- De ano em ano até 18 anos;
Manter a rotina de consultas (puericultura) é fundamental para um diagnótico precoce, pois a primeira infância pode influenciar o resto da vida da criança, pois é nessa época que a criança cria seus hábitos alimentares e de sono e já ganha alguns fatores de risco para diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Além de cuidar da criança, o pediatra também presta assistência aos pais e familiares com orientações, tais como:
- Aleitamento, alimentação, inclusive hora de introduzir novos alimentos;
- Prevenção de acidentes e primeiros socorros, orientações como proteger a casa;
- Como lidar com as visitas para conhecer o recém nascido;
- Melhor horário para o bebê ir pra cama;
- Quando viajar com o bebê e qual o melhor carrinho;
- Vacinas e Exames periódicos;
- Crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor (processo de mudanças no comportamento motor da criança), etc.
É a área da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais. Esses transtornos compreendem alterações de ordens psíquicas, comportamentais, emocionais e funcionais da vida do indivíduo. As manifestações dos quadros psiquiátricos são diversas e podem variar de um paciente para outro.
Principais sintomas que se deve procurar um psiquiatra:
- Alterações do humor;
- Ansiedade, pânico;
- Isolamento e desmotivação;
- Pensamentos negativos;
- Medo, falta de ar e angústia;
- Alucinações e delírios, Agitação;
- Esquecimento e dificuldade de concentração;
- Obsessões e manias;
- Alterações do comportamento;
- Prejuízo na atenção e hiperatividade;
- Abuso e dependências de drogas;
- Disfunções sexuais;
Os transtornos psiquiátricos mais comuns são:
- Transtorno Depressivo ou Depressão maior;
- Transtorno Bipolar;
- Transtornos Somatoformes e Dissociativos;
- Transtorno de Ansiedade (Ansiedade Generalizada, Pânico, Fobias social e específicas);
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo;
- Transtornos Psicóticos (Esquizofrenia, Esquizoafetivo);
- Transtornos por Abuso e Dependência de Substâncias;
- Transtorno de Personalidade;
- Transtornos Cognitivos Globais e Específicos;
- Transtornos de Aprendizagem;
- Transtorno do Espectro Autista;
- Transtornos Globais do Desenvolvimento;
- Transtornos Hipercinéticos;
- Transtorno por Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
- Transtornos por Declínio Cognitivos (Demências, Doença de Alzheimer).
A Fonoaudiologia é a ciência que atua na comunicação humana, em todas as suas extensões; desenvolvendo, aprimorando e/ou reabilitando as habilidades comunicativas, funções e estruturas envolvidas. Além de atuar na função auditiva, vestibular, cognitiva, linguagem oral e escrita, fluência e articulação da fala, sistemas de comunicação alternativos, aumentativos ou suplementares, voz, e as funções estomatognáticas (tais como sucção, mastigação e deglutição).
Papel do Fonoaudiólogo:
- Pesquisar, Diagnosticar, Prevenir e Tratar distúrbios de comunicação oral e escrita;
- Atuar em Problemas de Gagueira, Voz, Alterações de Fala ou que apresentam Dificuldades no Aprendizado da Linguagem;
- Trabalhar Motricidade Oral para corrigir Problemas relacionados à Succão, Deglutição, Fala e Respiração bucal;
- Prevenir ou tratar Distúrbios de Voz, que tem como sintomas tosse ou rouquidão;
- Atuar na Disfagia (dificuldade para engolir);
- Atuar na Linguagem e Fala, quando há Dificuldades na Pronúncia, Alterações na Voz, Gagueira (disfluência ou gagueira), Atraso no Desenvolvimento da Linguagem, com alterações em sua aquisição ou a perda dela devido à enfermidade ou lesão cerebral.
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. A Psicoterapia é um tratamento de colaboração, onde paciente procura ajuda do psicólogo e os dois juntos irão trabalhar para identificar e “mudar” os padrões de pensamentos e/ou comportamentos que estão o impedindo de ter uma melhor qualidade de vida.
Porque procurar um Psicólogo:
Porque cada um de nós enfrenta problemas, eles fazem parte da vida de todas as pessoas. Nem sempre resolvemos sozinhos, às vezes necessitamos de ajuda de um profissional para nos orientar como enfrentá-los. O psicólogo poderá auxiliá-lo a regular as emoções, reciclar pensamentos e modificar comportamentos tornando-os mais adaptativos e funcionais. Ampliando assim, a consciência sobre si, sobre o outro e sobre o mundo; desenvolvendo recursos para lidar de maneira mais saudável com as questões internas que geram sofrimento e impactam diretamente na saúde e nos relacionamentos.
Quando procurar um Psicólogo:
- Ansiedade, Depressão;
- Tristezas ou choros freqüentes, sem motivos aparente;
- Angústias, Medo, Dúvidas/Incertezas;
- Procura por isolamento constante, baixa autoestima seguida de sensação de inutilidade;
- Sintomas Físicos que não diagnosticam através de exames, podem ter causas emocionas, exemplos: Taquicardia, Dores no Estômago, Dores Musculares, Dores no peito, Cansaço Físico, Desânimo, Diarréia, Sudorese, Problemas de Pele, entre outros;
- Sensação de não pertencer a algum lugar;
- Quando apresentam comportamentos que interferem no cotidiano;
- Dificuldades nos relacionamentos;
- Desinteresse pelas coisas que gostava de fazer, Desanimado ou sem energia;
- Gravidez Psicólogica.
É o estudo da psicologia humana e suas manifestações sexuais. A sexologia estuda todas as facetas da sexualidade desde o desenvolvimento sexual, até mecanismos de situações eróticas, comportamento sexual e apego emocional. Incluem-se aspectos fisiológicos, psicológicos, médicos, sociais e culturais.
A sexualidade relaciona-se a afetividade, as experiências emocionais de maneira geral; abrangendo assim toda a dimensão. A Organização Mundial da Saúde estabelece que a sexualidade é um dos pilares para uma vida saudável e que grande parte dos problemas sexuais estão ligados a questões psicoemocionais.
O psicólogo com formação em Sexologia é quem realiza atendimentos (em conjunto com ginecologista ou urologista avaliando as possibilidades de causas biológicas), com o objetivo de alcançar uma qualidade de vida sexual, individual ou de casal.
Quando procurar um profissional em Sexologia?
- Mulheres que querem ter seu primeiro orgasmo, ou quer orgasmo com o parceiro;
- Anorgasmia (a mulher não consegue chegar ao orgasmo nem na masturbação com o parceiro);
- Dispareunia (dor no genital durante o ato sexual);
- Vaginismo (contração involuntária dos músculos vaginais impedindo ou dificultando a penetração);
- Desejo Sexual Hipoativo (falta ou diminuição completa de realizar atividade sexual);
- Sobreviventes de câncer de mama;
- Disfunção erétil (incapacidade de manter o pênis rígido até o final da atividade sexual;
- Ejaculação Precoce;
- Sobreviventes de câncer de próstata;
- Vício em Pornografia ou Vício em Sexo;
- Vida Sexual monótona;
- Não é Atraído pelo seu Parceiro;
- Ausência de libido;
- Fetiches.